Quantcast
Gestão

Investir numa clínica veterinária: deve arriscar ou não?

clínica veterinária Veterinária Atual

Sim, os donos de animais estão mais atentos e atribuem hoje em dia maior importância ao acompanhamento médico-veterinário dos seus animais, o que pode representar uma oportunidade para os profissionais do setor. Investir na própria clínica veterinária é um dos sonhos de muitos médicos veterinários. Mas como é que se toma a decisão de investir?

Segundo o Veterinary Team Brief, “as oportunidades para os donos de clínicas veterinárias são hoje maiores do que nunca” e os benefícios de ter um negócio próprio também: criar a base de clientes ideal, oferecer um nível de cuidados que vá ao encontro das suas crenças e obter maior liberdade financeira.

Mas antes de investir num negócio próprio é importante decidir se pretende criar uma clínica veterinária de raiz ou adquirir uma clínica veterinária já existente.

“A aquisição de uma clínica pode providenciar uma fundação sólida ao negócio, incluindo uma base de clientes já estabelecida, reputação na comunidade, uma cultura e estrutura organizacionais já estabelecidas e um estilo de cuidados, que já é familiar para os clientes, o que pode tornar a transição mais fácil para o novo dono da clínica”.

“Os negócios já existentes são tipicamente maduros e o novo proprietário pode focar-se em manter o sucesso da clínica”, acrescenta a publicação. Por outro lado é importante que saiba que, quando investe numa clínica com historial, pode enfrentar problemas relacionados com reputação, por isso deve rever todos os registos da clínica veterinária antes de dar o passo de a adquirir.

Negócios de raiz

Começar um negócio de raiz, por sua vez, traz outro tipo de desafios e pode fazer sentido se já tiver uma base de clientes estável numa comunidade onde já tenha exercido a profissão e estabelecido boas relações.

“Um veterinário a criar uma clínica veterinária precisará de desenvolver e fortalecer relações dentro de uma comunidade, criar uma equipa e ‘vestir todas as camisolas’ dentro do negócio”, desde contabilista a CEO.

O processo de criar uma clínica de raiz é, sem sombra de dúvidas, mais exaustivo do que comprar uma já existente e requer compromisso e sacrifício, mas pode ser altamente recompensador, quer a nível profissional, como pessoal. Criar algo realmente seu pode ajudá-lo a desenvolver o seu espírito empreendedor e, acima de tudo, dá-lhe a oportunidade de definir os seus standards nos cuidados médico-veterinários.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?