De acordo com o Governo dos EUA, os custos dos cuidados veterinários no país estão a subir mais do que o dobro da taxa de inflação, o que faz com que muitas pessoas tenham dificuldades em providenciar cuidados médicos aos seus animais de estimação.
No entanto, de acordo com o estudo, os médicos veterinários estão dispostos a reduzir os preços em várias situações para que os animais recebem os tratamentos que precisam. Lori Kogan, investigadora responsável pelo estudo, revela que 99% dos médicos veterinários que responderam ao seu inquérito disseram oferecer descontos algumas vezes ou frequentemente. Cerca de 68% revelaram oferecer preços reduzidos algumas vezes por mês e 36% dá descontos várias vezes por semana.
Os inquiridos revelaram também que as razões que os levam a dar descontos estão relacionadas com o facto de quererem oferecer os melhores cuidados possíveis, com o facto de alguns pacientes não terem possibilidades financeiras para pagar e ainda os animais pertencerem a ex-militares ou a grupos de salvamento.