Uma médica veterinária norte-americana criou uma inovação que pretende ajudar os cães seniores a deslocarem-se melhor: as ToeGrips. A solução funciona como uma espécie de ‘garras artificiais’ e pretende ajudar os animais a ter melhor aderência ao solo quando caminham.
Julie Buzby, médica veterinária com mais de 19 anos de carreira certificada em acupuntura e quiroprática, percebeu que lhe chegavam ao consultório muitos cães seniores com dificuldade em andar por escorregarem no chão.
“Muitos dos cães seniores que eu tratava estavam a melhorar com a medicação, com ervas, suplementos e terapias alternativas, mas os meus clientes preocupavam-se porque os cães escorregavam no chão”, revela.
A solução surge em 2011, depois de ver um cão de um amigo com pequenos anéis de borracha à volta de cada uma das suas unhas, para que o animal tivesse mais tração ao solo. “Esta invenção significava que o cão nunca mais teria lesões por escorregar no chão”, refere.
Encorajada pelo autor da ideia, a médica veterinária decidiu começar a experimentar a solução noutros cães, realizando investigação para aperfeiçoar o material. Meses depois, Julie Buzby e a sua equipa patenteavam a ideia, que começou a ser produzida sob o nome ‘ToeGrips’.
Veja os resultados da solução