Este estudo confirma que seis em cada dez donos de cães vão à clínica para fazer desparasitação interna. Relativamente à desparasitação externa, os profissionais referem que 4,5 em cada dez donos vão à clínica fazer a desparasitação externa.
No caso dos gatos, 52% dos donos levam-nos aos Centros de Atendimento Médico Veterinários para serem desparasitados contra parasitas internos e 34% fazem-no para fazer a desparasitação externa.
De acordo como Cláudio Mendão, médico veterinário e Business Unit Manager da Linha Animais de companhia Bayer Saúde Animal, “os donos recorrem efetivamente ao aconselhamento e recomendação veterinária para a desparasitação. Se 62% das consultas são para desparasitar internamente os cães, os veterinários têm oportunidade de esclarecer os donos sobre a importância da desparasitação para diminuir a contaminação ambiental e reduzir o risco de infeção humana. Mais ainda, os meus colegas têm a oportunidade de desenhar um esquema de desparasitação de acordo como risco parasitológico e estilo de vida de cada animal”.