A Universidade de Évora vai receber o III Congresso Nacional de Estudantes de Medicina Veterinária (CNEMV) de dia 21 a 23 de fevereiro. A reunião, organizada pela Federação Académica de Medicina Veterinária, vai abordar temas nos vários contextos da medicina veterinária, desde animais exóticos a animais de companhia e de produção, sem esquecer os equinos. São esperados mais de 100 participantes no encontro.
É já no final desta semana, de 21 a 23 de fevereiro, que a Federação Académica de Medicina Veterinária (FAMV) vai realizar o III CNEMV. Desta vez, cabe à universidade de Évora acolher o encontro organizado pela federação que representa as associações de estudantes de medicina veterinária em Portugal e, segundo apontou Ricardo Chantre, presidente da FAMV, são esperados mais de 100 participantes nesta edição.
O programa do III CNEMV começa na sexta-feira, dia 21, por debater numa mesa-redonda um dos temas mais abordados nos últimos tempos no setor, “Especialidades em Medicina Veterinária: Perspetivas após o curso”.
Nos dois dias seguintes, a ordem de trabalhos divide-se em salas dedicadas às espécies exóticas e selvagens, aos animais de companhia, às espécies pecuárias e equinos.
Assim, na sala onde se falará de espécies exóticas e selvagens, no sábado, Susana Mendes fará uma palestra sobre o “Sistema respiratório das aves” e Daniel Castro irá abordar a “Anestesiologia em animais exóticos”. Ainda nesse dia, Carlos Costa dará um workshop dedicado ao maneio anestésico em animais selvagens.
No domingo, o dia começa com a palestra de Ana Reisinho sobre “Pensos e feridas em animais exóticos”, a que se seguirá um workshop sobre a mesma temática.
O programa da sala de animais de companhia incluiu uma palestra de Rui Lemos sobre “Ecografia em animais de companhia”, a que se seguirá a discussão de casos clínicos em ecografia e radiografia orientada por Ana Filipe.
Paulo Borges vai até esta sala do congresso ministrar um workshop sobre “Neonatologia e urgências reprodutivas”.
O segundo dia desta sala começa com uma palestra de Hugo Vilhena sobre a “Síndrome ocular de braquicefálicos”, que será seguida de worshop’s sobre cirurgia oftálmica pelo mesmo médico veterinário.
A sala reservada às espécies pecuárias começa o programa de trabalho com uma conferência de George Stilwell sobre a “Avaliação da vitalidade e ressuscitação do vitelo recém-nascido”, a que se segue a palestra de Filipa Lança sobre “Controlo reprodutivo em explorações de bovinos de carne”.
Seguem-se dois workshops: um dedicado à “Cetose em vacas leiteiras”, ministrado por Miguel Lima, e outro dedicado à “Inseminação artificial em bovinos”, da responsabilidade de Filipa Lança.
Hélder Cortes abre o segundo dia de trabalho desta sala com uma conferência dedicada ao tema “Inspeção + parasitárias”, a que se segue uma formação por Sónia Lucena dedicada ao tema “Inspeção post-mortem+parasitárias”.
Na sala de equinos serão abordados temas como “Tumores de pele em equinos”, por José Pimenta, e “Cólicas em equinos, como prevenimos e como tratamos?”, por Luís Cerca.
A tarde de sábado é dedicada aos workshops: um com o tema “Hands-on: ecografia no diagnóstico de cólicas em campo”, que será ministrado por Luís Cerca, e outro com o tema “Diagnóstico de fraturas da bacia por ecografia”, que será ministrado por Mónica Mira.
No domingo, Joana Santos abre o dia com a conferência sobre “Osteopatia Equina”, e o dia nesta sela encerra com um workshop subordinado à mesma temática.