Segundo a Associação Nacional de Médicos Veterinários dos Municípios (ANVETEM), este é um projeto composto por quatro ações distintas que são desenvolvidas ao longo de quatro anos, com o objetivo de tornar acessível à escola o conhecimento da cultura que a rodeia, dos costumes e da tradição.
Cristina António, representante da Unidade de Veterinária e Saúde Pública na Câmara Municipal de Alcobaça, explicou que este projeto nasceu de “um sonho de uma equipa que pertence à unidade de veterinária e saúde pública da câmara”, composta por três formações distintas: uma médica veterinária municipal, Cristina António, uma engenheira agrícola e do ambiente, Hélia Pimenta, e uma técnica superior de nutrição, Joana Marques.
A responsável salientou a importância de todos os parceiros que a Unidade de Veterinária conseguiu envolver neste projeto. “Foi um sonho que só foi possível porque tivemos a coragem de sair do concelho e ir à procura de parceiros”, sublinha.
Para o próximo ano, o ciclo produtivo será “O ovo e a galinha” e no seguinte, ultimo ano do projeto, “Ovinos e Caprinos”.