Quantcast
 

Trela pode tornar cães mais agressivos

Trela pode tornar cães mais agressivos

Os cães passeados com trela têm quatro vezes mais probabilidade de serem agressivos e de atacarem outros animais do que aqueles que passeiam sem trela. A conclusão é de um estudo publicado na revista Applied Animal Behavior Science.

A pesquisa analisou o comportamento dos cães quando são passeados tendo em conta o sexo, a idade e o tamanho, bem como idade e sexo do dono e a influência do uso da trela. Petr Rezac, membro da equipa de investigação, referiu que “a possibilidade de um cão ameaçar ou morder outro cão durante uma caminhada está interligada com uma atitude agressiva ou impulsiva por parte de quem o passeia”, acrescentando ainda que “os cães são capazes de entenderem mensagens subtis de agressividade transmitidas por outros cães. E são excecionalmente hábeis em perceber o comportamento social e comunicacional do ser humano”.

O estudo concluiu ainda que os animais sem trela cheiram mais os outros, com trela ameaçam duas vezes mais os outros cães. “Provavelmente, este é o reflexo da frustração que os cães sentem quando têm a trela colocada, que os impede de interagir com os outros de forma natural”, afirma Inga Frickle, responsável pela unidade de abrigo de animais de companhia da Human Society, nos EUA.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?