Quantcast
 

Testes em animais: site sobre o desenvolvimento de métodos alternativos

A Comissão Europeia lançou um novo site, "Tracking System for Alternative test methods Review Validation and Approval" (TSAR), desenvolvido para acompanhar o desenvolvimento de novos métodos de testes alternativos, que devem substituir e reduzir os actuais testes em animais.

«O lançamento deste site é uma boa notícia: prova que levamos a sério o nosso compromisso em desenvolver métodos alternativos aos testes animais e que estamos a ser ‘transparentes’ em relação aos progressos que estão a ser feitos», afirmou o comissário Janez Potočnik. «É do nosso interesse evitar o uso de animais em testes, quer por questões éticas quer por questões de bem-estar animal».

O TSAR tem como finalidade permitir, aos cidadãos e outras partes interessadas, o acompanhamento da revisão, validação e aprovação de métodos de testes alternativos, assegurando uma maior transparência do processo. O objectivo último é cobrir cada passo da validação, desde que um novo método é submetido para uma pré-validação até à adopção final, com a sua inclusão na legislação da União Europeia e/ou documentos-guia relacionados.

 

O site, disponível em http://ihcp.jrc.ec.europa.eu/tsar, será actualizado sempre que uma fase do processo se complete, asseverando que a informação mais recente estará sempre disponível. No entanto, e de forma a publicar a informação o mais rápido possível, a versão inicial mencionará apenas a parte relativa à aprovação de métodos no campo dos químicos.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?