Desenvolvido por um grupo de engenheiros da Faculdade de Engenharia e Ciências Hídricas da Universidade Nacional do Litoral, da Argentina, juntamente com técnicos de outros organismos académicos, este sistema informático permitirá aos produtores ganadeiros e leiteiros ter informação sobre o que ingerem os seus animais durante o dia de pasto.
Ao longo de vários meses, recorrendo a um mp3, os técnicos gravaram os sons que as vacas e as ovelhas emitiram ao mastigar os alimentos. Partindo da hipótese de que cada pasto produz um som diferente durante a mastigação, os investigadores construíram uma tipologia de cada um dos ruídos com a ajuda da tecnologia informática.
Diego Milone, um dos peritos que desenvolveu o sistema, afirmou que actualmente existem formas de determinar automaticamente quantas vezes mastigam os animais por hora, mas não existia um mecanismo tão fidedigno como este software, que é capaz de indicar, com precisão de gramas, quanto e o que é que comeu uma vaca ou uma ovelha.
Depois de gravados os ruídos mastigatórios, o próprio software decifra-os, reconhece-os um a um e gera uma informação com dados concretos, explicaram os investigadores, que acrescentaram ainda que o próximo passo é idealizar um equipamento que não seja de laboratório e que possa ser utilizado pelos ganadeiros, um passo para o qual é precisa a colaboração de uma empresa que fabrique os dispositivos e comercialize o mecanismo.