Quantcast
medicina veterinária

Será que Veterinários e donos de animais de companhia falam diferentes línguas?

Será que Veterinários e donos de animais de companhia falam diferentes línguas?

De acordo com um estudo recentemente publicado pelo Banfield Pet Hospital, nos EUA, os médicos veterinários e os proprietários de animais de companhia falam uma ‘língua’ diferente e têm dificuldades em se compreenderem mutuamente.

A falta de compreensão começa no conceito ‘cuidados preventivos’. Para um médico veterinário isto significa check-ups, vacinas e controlo de parasitas. Para o dono de um animal de companhia significa dieta, exercício e bem-estar emocional.

Segundo o estudo, os médicos veterinários querem ser aqueles a quem os proprietários de animais recorrem para cuidados preventivos, no entanto, estes frequentemente recorrem a treinadores e criadores.

“Não é segredo que a profissão veterinária tem dados grandes passos para priorizar os cuidados preventivos veterinários, mas ainda existe um longo caminho a percorrer para garantir que todos os animais recebem os cuidados que merecem”, refere Vincent Bradley, Presidente e CEO do Banfield Pet Hospital.

Os resultados mostram também que 81% dos donos de animais inquiridos acreditam que são responsáveis pelos cuidados preventivos, com apenas 19% a acreditar que estes são da responsabilidade dos veterinários.

De acordo com o Banfield Pet Hospital, os donos de animais de estimação devem ser informados sobre os serviços que podem ser prestados pelos médicos veterinários e que vão muito além da vacinação e controlo de parasitas. “É importante que o veterinário fale com o dono do animal sobre necessidades específicas de cada raça, por exemplo, problemas de comportamento, características sociais ou planos para o futuro”. 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?