A ideia partiu de uma médica veterinária dos Estados Unidos de América: criar uma aplicação que ajuda os donos de cães rafeiros a determinar as três raças mais predominantes no seu animal.
Batizada ‘What’s My Mutt’, a aplicação desenhada para dispositivos móveis surgiu da observação de uma necessidade existente nos proprietários de animais, que muitas vezes perguntavam à médica veterinária a raça do seu cão.
Lauren Schluterman, a responsável pela inovação, sabia que os testes de ADN seriam muito caros para a maioria dos clientes, por isso começou a tentar desenvolver uma alternativa. Depois de três anos de estudo, nasce o algoritmo da aplicação que determina as características dominantes de 65 raças de cão diferentes e que criam aquilo que vulgarmente é chamado um ‘rafeiro’.
“Testámos o algoritmo em cerca de 1000 cães antes do lançamento oficial. O objetivo da aplicação é que se torne numa ferramenta para o salvamento de animais e para pessoas que querem adotar animais com determinado tamanho ou personalidade. Quanto mais pessoas usarem a aplicação, mais dados são recolhidos”, revela a médica veterinária.
A aplicação divide-se em sete passos diferentes que destacam as características individuais do cão e que posteriormente permitem ao dono do animal receber informação acerca das raças que predominam no rafeiro e descrição de cada uma delas, com informações acerca da personalidade.