Quantcast
Investigação

Remoção de sarcomas de tecidos moles reduz risco de reincidência de cancro em cães

Remoção de tumores reduz risco de reincidência de cancro em cães

O risco de reincidência de cancro pode diminuir em cerca de 60% nos cães cujos tumores sejam removidos. A conclusão é de um estudo realizado por investigadores da Universidade Estadual do Oregon, nos EUA, que após uma revisão da literatura científica sobre o tema concluiu que, nos casos em que os sarcomas de tecidos moles são completamente removidos, a taxa de reincidência do cancro tende a diminuir.

“O melhor é tirar todo o tumor, se possível. Isso é o que muitos dos médicos veterinários, incluindo eu, já pensavam, mas este estudo vem torná-lo oficial. Agora podemos dizer: aqui estão os dados”, defende Milan Milovancev, investigador do Carlson College of Veterinary Medicine e autor principal do estudo.

 

No âmbito deste estudo, os investigadores analisaram 486 estudos científicos, concluindo que a remoção completa dos sarcomas de tecidos moles reduz em cerca de 60% o risco de reincidência do cancro. Para além disso, os autores do estudo sublinham que esta análise permitiu concluir que existe a necessidade de os investigadores na área da medicina veterinária adotarem orientações estandardizadas para reduzir o enviesamento sistemático dos estudos científicos.

Conheça o estudo em detalhe aqui.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?