Na área comercial, as empresas mais relevantes da indústria ligada aos animais de companhia tiveram oportunidade de dar a conhecer aos visitantes as mais recentes novidades. Destaque para demonstrações de estilismo canino e masterclass gratuitas, neste que é considerado um evento de referência na área de veterinária de animais de companhia.
Entre as inovações apresentadas destaque para os últimos avanços médicos na prevenção e tratamento de doenças de cães e gatos, como a Cistite Idiopática Felina com ingredientes para controlar o stresse, produtos para controlar o excesso de peso nos animais e linhas específicas de diagnóstico e tratamento veterinário para alergias, antiparasitários internos ou produtos específicos para o cuidado da pele, olhos e ouvidos.
O Hospital Veterinário Montenegro marcou presença no evento com um stand próprio onde aproveitou para dar a conhecer os seus serviços e divulgar a agenda de eventos e formações para 2014, nomeadamente o Congresso de Pontevedra, aproveitando ainda para investir na retenção de novos conhecimentos através da participação em formações.
Isto porque, a par da Propet, decorreu em simultâneo o VetMadrid 2014 – XXXI Congresso Anual organizado pela AMVAC (Associação Madrilena de Veterinários de Animais de Companhia) cujo tema deste ano esteve centrado na “Medicina e Cirurgia do Sistema Endócrino e da Reprodução”.
As temáticas de gestão também estiveram em destaque, com Carlos de las Heras, coordenador de merchandising da Royal Canin, a dar uma palestra sobre “A Gestão do Espaço no Ponto de Venda”. Dilen Ratanji, responsável pela Vetbizz Consulting, voltou a marcar presença na Propet. “Estamos a expandir o negócio para Espanha através da parceria com a Winvet. Lançámos novos serviços na área tecnológica e acreditamos no mercado espanhol. Este ano verificamos que existem mais stands, maiores, mais apelativos e nota-se que há um melhor espírito relativamente ao ano anterior. As pessoas já não falam tanto em crise”, refere Dilen Ratanji.
A Vetbizz Consulting aproveitou o evento para apresentar a Vet TV, “um conceito inovador que foi lançado há três meses em Portugal e que estamos a transportar para o mercado espanhol. Em Espanha já existe um player muito forte, mas acreditamos que o nosso serviço é tecnologicamente mais avançado e temos preços mais competitivos, esperamos ter sucesso”.
De referir que a faturação global do setor espanhol de sanidade e alimentação animal registou um crescimento de 3,71% durante 2012, segundo dados da Associação Empresarial Espanhola da Indústria da Sanidade e Nutrição Animal. No total, em 2012 a faturação ascendeu a 1.093,10 milhões de euros, face aos 1.053,96 de 2011.