Quantcast
 

Portugueses desenvolvem produto para combater doença das abelhas

Portugueses desenvolvem produto para combater doença das abelhas

Dois investigadores portugueses estão a desenvolver um produto para combater a loque americana, uma doença bacteriana que afeta as abelhas e causa prejuízos na apicultura.

Ana Oliveira, investigadora da Universidade do Minho, e Tiago Moreira, engenheiro zootécnico, em colaboração com a Federação Nacional de Apicultores e a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), estão a criar um produto à base de bacteriófagos para aplicação nas abelhas.

Ana Oliveira explicou ao portal Boas Notícias que a equipa “procura uma forma de combater o flagelo não através de antibióticos, mas utilizando vetores biológicos antimicrobianos, os bacteriófagos, que existem e são isolados no meio ambiente”.

 

A bactéria em causa afeta a produção de mel, levando até os apicultores a terem de queimar as colmeias afetadas. O novo produto, em fase de criação, poderá ser uma solução a este problema.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?