Quantcast
 

População de pinguins na Antártida é o dobro da prevista

População de pinguins na Antártida é o dobro da prevista

A população de pinguins imperador, espécie que habita na Antártida, é o dobro do anteriormente estimado revela um estudo elaborado por cientistas britânicos com recurso a tecnologia de imagens por satélite.

Os investigadores da Pesquisa Antártica Britânica (BAS na sigla inglesa) utilizaram imagens de alta resolução para calcular o número de colónias de pinguins no litoral da Antártida, assim como o número de exemplares. Segundo o estudo, a população atual daquela espécie subiu para 595 mil, quase o dobro das estimativas anteriores, que apontavam entre 270 e 350 mil animais.

Trata-se da maior e mais pesada espécie de todos os pinguins que se agrupam em grandes colónias na Antártida, visíveis através do satélite graças à sua plumagem branca e negra, que se destaca sobre o gelo. Sobre os processos de investigação utilizados, a coautora do estudo, Michelle LaRue, da Universidade de Minnesota (EUA), destaca que “os métodos efetuados são um grande passo para a ecologia da Antártida, pois são seguros, eficientes e têm pouco impacte ambiental”.

 

Embora os pinguins imperador não sejam uma espécie ameaçada, as mais recentes pesquisas indicam que poderá ser gravemente afetada devido às alterações climáticas. Os cientistas temem que o aumento das temperaturas provoque perda de gelo e prejudique, sobretudo, os pinguins que vivem nas zonas mais a norte da Antártida.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?