Totalmente Made in Portugal, a Petable tem já mais de 30 mil utilizadores nacionais e foi criada para os donos de animais de companhia com o foco virado para a medicina preventiva. Com o apoio de dezenas de clínicas veterinárias, esta app propõe-se a ajudar os donos de animais de companhia a comunicarem com os médicos veterinários através de uma timeline atualizada que ajuda a manter registo de tudo o que é importante na saúde do animal.
A VETERINÁRIA ATUAL esteve à conversa com Bruno Farinha, CEO da empresa que em 2015 foi alvo de investimento da Portugal Ventures.
A Petable conta já com 30 mil utilizadores portugueses e 150 clínicas que recomendam a aplicação aos clientes. Estavam à espera deste crescimento?
É para termos um crescimento dessa ordem que trabalhamos todos os dias. Como funcionamos quase como um marketplace, em que podemos oferecer aos utilizadores da Petable uma ligação única com a sua clínica veterinária, e onde os veterinários sabem onde é que os seus clientes estão, é natural que o nosso futuro esteja associado a um forte crescimento. E também só assim somos realmente uma mais-valia para as clínicas veterinárias. Pela primeira vez as clínicas sabem que têm uma ferramenta de marketing ao seu dispor que se preocupa com chegar aos seus clientes e pacientes.
Qual a mais-valia da aplicação comparativamente com outras existentes no mercado?
Acho que a nossa maior valia é de facto estarmos focados no utilizador da app, estarmos focados no cliente da clínica veterinária.
As ferramentas que usamos para ‘aquisição’ de utilizadores, as que usamos para os reter, a ligação que criamos com aquela que chamamos de “Petable Family” permitem que as clínicas tirem partido dessa mesma ligação, gerada e alimentada por nós, de uma forma única no mercado hoje em dia.
Como foi a penetração no mercado estrangeiro?
É sempre um processo difícil porque cada mercado tem uma forma diferente de fazer negócios, além de que em cada mercado, os nossos utilizadores e os nossos clientes (os centros de atendimento) têm necessidades específicas.
Neste momento já estamos a trabalhar com uma cadeia de hospitais veterinários no Texas e com algumas clínicas de menores dimensões também nos Estados Unidos. Estamos a colaborar com uma empresa no ramo dos seguros que opera em todo o mercado norte-americano. Muito em breve, graças a um parceiro ibérico, vamos começar a trabalhar com centros de atendimento espanhóis e estamos também a fechar uma parceria estratégica no mercado brasileiro.
Como disse, cada mercado exige da nossa parte, nesta fase, requisitos específicos e é importante sabermos ir adequando a equipa que temos aos requisitos que nos vão ser solicitados. Até porque em mercados extraordinariamente exigentes, como o norte-americano, não são dadas muitas segundas oportunidades.
Qual a funcionalidade que os utilizadores mais gostam?
Neste momento sem dúvida que é a automação de todos os planos de saúde. Basta ao utilizador ou ao veterinário gastar 30 segundos por animal para carregar um plano de saúde básico que depois, automaticamente, segundo a periodicidade prevista, gera os devidos lembretes e guarda todas estas informações numa timeline onde tutores e veterinários conseguem ver tudo quanto está relacionado com cada animal.
Qual a mais-valia que as clínicas encontram em referir a aplicação aos clientes?
Para as clínicas veterinárias existem dois benefícios. Um, menos palpável, mas provavelmente mais valioso é a construção de uma política de proximidade com os clientes, em que cada evento da vida do animal é registado num local com ligação direta ao veterinário. Uma verdadeira ferramenta de marketing e de comunity building contextualizada que ‘fala’ com os clientes da forma que eles querem ouvir.
O segundo, mais direto e mais palpável, é a gestão dos planos de saúde de uma forma óbvia e intuitiva, que possibilita aumentos muito claros de cumprimento desses mesmos planos de saúde. Segundo os nossos dados, em clínicas que usam com frequência o nosso backoffice e que ajudam na promoção da Petable aos seus clientes, temos visto um aumento de 25-30% da compliance com os planos de saúde.
Quais os planos para o futuro?
Felizmente acabamos de fechar uma segunda ronda de investimento com os nossos parceiros, o que nos vai permitir investir muito no desenvolvimento do nosso produto, assim como na expansão internacional do nosso esforço comercial.
Temos neste momento já uma equipa de 12 pessoas, e até ao final do ano vamos lançar a versão 3.0 da nossa aplicação, que vai implicar uma completa reformulação da experiência do utilizador.
Queremos aproximarmo-nos ainda mais de cada um dos nossos utilizadores, de forma a podermos, com cada vez mais dados que conseguimos recolher, ser uma mais-valia ainda maior para os nossos utilizadores e clientes. Queremos também adotar um conceito completamente inovador, associado à compliance com os planos de saúde, de forma a aumentarmos os incentivos individuais para que cada tutor seja o melhor que pode ser para o seu animal.
Esperamos até ao final do ano estar presentes em mais de 200 centros de atendimento em Portugal, em mais de 20 nos Estados Unidos da América e em mais de uma dezena em Espanha. E queremos também, até ao final do ano, ultrapassar os 50 mil utilizadores da nossa app. Um marco importante em 2016 será também a nossa presença no Web Summit, o maior evento mundial de tecnologia que trará, este ano, mais de 50 mil pessoas a Lisboa, e em que orgulhosamente estaremos a representar o sector pet e veterinário português.