“Com esta campanha Nacional, a OMV pretende alertar para a problemática do abandono de animais e colaborar com soluções que possam motivar a adoção dos animais recolhidos pelos Centros de Recolha Oficial (CRO)”, declarou à VETERINÁRIA ATUAL Laurentina Pedroso. “Pretendemos ainda salientar o papel fundamental da atuação dos médicos veterinários neste assunto, nomeadamente a dos colegas médicos veterinários municipais na salvaguarda da Saúde e Bem-estar animal e da Saúde Pública. Esta campanha, ao ser realizada em entidades de ensino superior de Medicina Veterinária, tem também como objetivo a sensibilização dos alunos, futuros médicos veterinários, para a necessidade de trabalho e soluções de equipa nesta área”, sublinhou a Bastonária.
“Esta campanha só é possível graças à adesão dos colegas municipais que providenciam animais para serem esterilizados, dos colegas médicos veterinários que se voluntariaram com o seu trabalho pro bono para a realização destas esterilizações, das entidades de acolhimento que são as entidades de ensino de Medicina Veterinária de norte a sul do país e das farmacêuticas que apoiaram a OMV nesta campanha”.
A iniciativa, de âmbito nacional, pretende combater o problema do abandono de animais que tem levado a um crescente número de animais errantes. Os médicos veterinários envolvidos nesta ação, em regime de voluntariado, trabalham apenas com os animais que se encontram para adoção nos Centros de Recolha Oficiais (CRO), neste caso o Centro municipal de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Coimbra. “O facto de ser em Coimbra está relacionado com a localização de um dos parceiros fundamentais da campanha, uma das entidades de ensino de Medicina Veterinária que providenciam as suas instalações e equipamentos para a realização das cirurgias”, esclareceu Laurentina Pedroso.
A OMV iniciou esta Campanha em 2010, na zona da Grande Lisboa, com a colaboração da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona. Terá em 2012, na continuação desta campanha, o apoio da Escola Universitária Vasco da Gama, em Coimbra, e do Departamento de Ciências Veterinárias da UTAD em Trás-os-Montes.