Quantcast
 

Novo dinossauro com asas desafia origem das aves

Novo dinossauro com asas desafia origem das aves

Uma equipa internacional de paleontólogos encontrou, no nordeste da China, um fóssil do período jurássico que lembra um pássaro. A descoberta desafia as teorias aceites no meio científico sobre a evolução das aves.

O estudo liderado por Gareth Dyke, da Universidade de Southampton, Inglaterra, descreve um ser emplumado, com 30 centímetros de comprimento. A nova espécie com asas é anterior a dinossauros parecidos, a partir dos quais se pensava que os pássaros tinham evoluído.

Os investigadores acreditam que as aves evoluíram a partir de um grupo de dinossauros chamado Terópoda, que eram bípedes e alimentavam-se tanto de outros animais, como de vegetais. Esse grupo viveu no período Cretáceo Inferior, há 120 e 130 milhões de anos.

 

O novo “dinossauro-pássaro”, descrito no artigo publicado na Nature Communications, foi intitulado Eosinopteryx.”Esta descoberta lança mais dúvidas sobre a teoria de que o famoso fóssil de Archaeopteryx – ou “primeiro pássaro” como é referido – foi fundamental na evolução das aves modernas”, referiu um dos investigadores.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?