A 1ª Mesa Redonda da Hill’s dedicada à discussão de casos clínicos em Dermatologia – que decorreu a 12 de janeiro, em Lisboa – contou com Carlos Vich, diplomado pela European School for Advanced Veterinary Studies (ESAVS), para partilhar alguma da sua experiência prática com os médicos veterinários presentes, assim como para moderar o debate.
O médico veterinário, fundador da Dermovet – serviço exclusivo de dermatologia em mais de 300 clínicas explicou, entre outros aspetos, que se deve fazer sempre uma citologia e “nunca perder essa oportunidade”, especialmente “quando suspeitamos de pioderma ou parasitoses” e ainda neoplasias, alergias, etc.
Carlos Vich abordou ainda o tricograma que, de acordo com o médico veterinário, deve ser realizado quando há suspeita de alopecia areata, dermatofitose, pediculose, displasias, distrofias foliculares, etc.
CADESI
Margarida Tomé, veterinary affairs manager, da Cesman-Hill’s Pet Nutrition Portugal, apresentou no final do evento o CADESI, acrónimo para Canine Atopic Dermatitis Extend and Severity Index, cujo lançamento oficial, em Portugal, será feito em breve. Consiste num método standartizado para a avaliação da severidade e extensão das lesões em cães com dermatite atópica desenvolvido pela International Committee on Allergic Diseases of Animals (ICADA).
De acordo com a responsável, a nova ferramenta da Hill’s permite fazer a avaliação do paciente em formato eletrónico, o que tradicionalmente era realizado através da anotação das lesões de cada paciente numa folha de papel.
A nova ferramenta pode ser descarregada gratuitamente em www.HillsVet.es.