Quantcast
Saúde

MSD Animal Health defende vacinação canina universal para eliminar exposição à raiva

OMV apela à adesão dos municípios ao cheque veterinário

A MSD Animal Health publicou recentemente um estudo em que defende a vacinação canina universal como política de saúde pública para reduzir a exposição dos humanos à raiva. Num artigo publicado na revista científica Vaccine, a empresa sublinha que anualmente morrem cerca de 55 mil pessoas devido à raiva, 99% das quais na África e na Ásia, em que a doença é endémica.

Segundo a empresa, a vacinação de todos os cães contra a doença seria a melhor forma de eliminar a raiva humana transmitida por cães. No estudo, a empresa explora também o conceito ‘One Health’, uma estratégia colaborativa entre a medicina humana e a medicina veterinária e que se foca na eliminação da doença em cães como a forma mais eficaz e barata de prevenção da exposição dos humanos à infeção.

“A raiva é uma doença incurável que tem a taxa de mortalidade mais elevada entre qualquer doença zoonótica. O nosso estudo foca-se nas investigações que demonstram que o caminho é a vacinação dos cães para a redução e eliminação da raiva em humanos e que provam que uma abordagem mais generalizada para a doença é precisa, particularmente em regiões vulneráveis como a Ásia e África”, defende Alasdair King, Diretor de Saúde Veterinária Intergovernamental na MSD Animal Health.

A empresa explica ainda que um modelo estatístico mostra que a vacinação anual de 70% da população canina poderia induzir a imunidade necessária para eliminar a raiva canina de forma bem-sucedida e, consequentemente, a exposição humana à doença.

Aceda ao estudo completo aqui.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?