Quantcast
Formação

Médicos veterinários criam projeto para ultrapassar lacunas em formação em Portugal

Universidade do Porto quer ajudar Uzbequistão a melhorar ensino de veterinária

Começa já no próximo mês de março uma temporada de cursos integrados numa iniciativa formativa criada por três médicos veterinários que detetaram uma lacuna nesta área em Portugal. A VETERINÁRIA ATUAL falou com um dos responsáveis do “UpdateVet – Formação Veterinária”.

Rui Máximo, médico veterinário com interesse em cardiologia, Margarida Monteiro, médica veterinária dedicada sobretudo à Medicina Interna e à Imagem, e Rita Antunes, médica veterinária com área de interesse em Medicina Interna e Cardiologia, juntaram-se para criar um projeto de formação dedicado a médicos e a enfermeiros veterinários.

“Detetámos uma limitação formativa na área da veterinária em Portugal. Inicialmente vamos começar com cursos de um / dois dias muito focados em temas específicos”, avança Rui Máximo. Os três primeiros – de março a maio deste ano – já estão fechados, no que respeita a datas e temas a lecionar.

 

“O nosso objetivo passa por ser uma alternativa ao que se oferece hoje em dia em formação em Portugal”, garante o médico. Até à data, os oradores confirmados são maioritariamente nacionais, estejam ou não a trabalhar no nosso país, “porque conhecem melhor a realidade portuguesa e têm mais facilidade na transmissão de informações”. Mas não está excluída a participação de oradores internacionais sempre que se justifique e consoante as necessidades.

Está também programado um serviço de formação sob consulta. O responsável explica: “sempre que uma clínica ou um hospital veterinário esteja interessado em fazer uma formação sobre um tema muito específico, como por exemplo anestesia, mas tenham alguma dificuldade logística em organizar a mesma e em reunir a equipa, pode recorrer à nossa oferta. Nesse caso somos nós a criar o programa, a combinar com os oradores e a realizar a formação in loco no espaço específico”.

 

Neste caso, os programas serão desenhados para as necessidades de cada CAMV. Mais tarde está equacionada a realização de duas pós graduações por ano. “É uma das ideias que estamos a aperfeiçoar mas ainda não é o nosso target nesta fase inicial”, explica Rui Máximo.

 

O projeto está ainda em fase embrionária e as inscrições para participar já estão abertas em https://updatevet.pt/ com uma limitação de participação de 50 pessoas por curso. Inicialmente, as formações irão ser realizadas em Lisboa, mas assim que o projeto esteja mais consolidado, a cidade do Porto também é uma hipótese em cima da mesa.

 

 

Cursos já agendados

 

Março 2019

 

Tema: “Update” em doença gastrointestinal: Curso de atualização em gastroenterologia veterinária.

Oradores: Doroteia Bota, Rodolfo Oliveira Leal e Rui Lemos Ferreira.

Data: 9 de março 2019

Local: Hotel Riviera, em Carcavelos

 

Abril 2019

 

TemaCurso de Urgências para o enfermeiro veterinário: curso teórico sobre a abordagem do enfermeiro veterinário em urgências no cão e no gato.

Oradores: Ângela Martins, Gonçalo Babau e Sílvia Pinheiro.

Data: 13 de abril

Local: Hotel Riviera, em Carcavelos ou Hospital Veterinário do Atlântico , em Mafra

 Maio de 2019

 

Tema:  – Análises clínicas para médicos veterinários: curso teórico, direcionado à prática clínica.

Oradores: Nazaré Cunha, Pedro Almeida e Rodolfo Oliveira Leal

Data: 4 de maio

Local: Hospital Veterinário do Atlântico, em Mafra

 

Tema: Curso de Anestesia para enfermeiros veterinários

Oradores: Lénio Ribeiro e Stephanie Buraco

Data: 25 de maio

Local: Hotel Riviera, em Carcavelos

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?