Quantcast
assembleia da república

Marcha por nova lei de proteção dos animais

Marcha por nova lei de proteção dos animais

A Animal, associação de defesa dos direitos dos animais, organiza no próximo dia 9 de abril a marcha “Cidadãos Por Uma Nova Lei de Proteção dos Animais em Portugal”.

O projeto-lei necessita de 35 mil assinaturas para poder ser discutido na Assembleia da República e a marcha faz parte das iniciativas de apoio à campanha de recolha de assinaturas.

“Temos feito todos os anos marchas, mas a deste ano tem uma característica especial que é a de serem cidadãos a apoiar este projecto-lei. Na do ano passado, que não tinha esta campanha legislativa associada, apareceram cerca de quatro mil pessoas, esperamos que este ano sejam ainda mais”, disse Rita Silva, presidente da direção da Animal, em declarações à Lusa.

 

A Lei de Proteção dos Animais está vigente desde 1995. Da proposta da nova lei constam a alteração do estatuto jurídico dos animais, a inclusão de despesas médico-veterinárias e de alimentação com animais no IRS, a proibição das touradas, de circos com animais, de tiros a alvos vivos, de rodeos e dos carrosséis com animais, assim como a criminalização dos maus tratos a animais. A recolha de assinaturas irá decorrer até ao próximo mês de setembro, data que marca o início da próxima sessão parlamentar.

A concentração está marcada para as 14h00 junto à praça de touros do Campo Pequeno, em Lisboa, e segue até à Assembleia da República.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?