A Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica de Medicamentos Veterinários (APIFVET) elegeu, no mês passado, os seus novos órgãos sociais para o biénio de 2020-2022. Jorge Moreira da Silva mantém-se no cargo de presidente da direção e Joaquim Ramos e Nuno Pedro assumem agora os cargos de presidente da Assembleia-Geral e presidente do Conselho Fiscal, respetivamente.
“A Indústria farmacêutica veterinária tem um papel fundamental no bem-estar e produção animal”, pelo que, nos próximos dois anos, a APIFVET irá “continuar a trabalhar em conjunto com as diferentes entidades em tudo o que diz respeito aos medicamentos e produtos de uso veterinário e alimentação animal (alimentos medicamentosos e alimentos complementares), estabelecendo para o efeito pontos de contacto com todas as entidades envolvidas no mercado de regulação e comercialização dos mesmos. Pretendemos, ainda, continuar a acompanhar a implementação dos novos regulamentos comunitários sobre o medicamento veterinário e alimento medicamentoso que são muito importantes para o setor, visto irem definir o que irá ser o futuro da indústria nos próximos anos”, refere o presidente reeleito.
De acordo com o comunicado enviado à redação da VETERINÁRIA ATUAL, monitorizar a implementação do programa europeu “Do Prado ao Prato”, apoiar iniciativas que promovam o conceito de “Uma Só Saúde” e o uso racional de antibióticos, promover ações de formação para os associados, e continuar com a política de informação e diálogo constante com os mesmos, são outros dos objetivos determinados para este biénio.
Criada em 2018, a APIFVET, que representa cerca de 85% da indústria de medicamentos veterinários em Portugal, tem como objetivos defender uma regulamentação própria para o setor e contribuir para a sensibilização das boas práticas do mercado, promovendo o diálogo permanente com as autoridades nacionais e parceiros, com vista a uma maior colaboração.
Vice-presidente – Mário Hilário – Zoetis
Tesoureiro – Carla Ferreira – Calier
Vogal – Gil Sena – Hipra/Arbuset
Vogal – Jorge Lopes – Campifarma
1.º Suplente – Karin Ramot – Boehringer Ingelheim
2.º Suplente – Jorge Norte – Animal Care/Ecuphar
Assembleia-Geral
Presidente – Joaquim Ramos – Divasa
1.º Secretário – Paulo Marques – CPCH
2.º Secretário – Luis Gameiro – Plurivet
Conselho Fiscal
Presidente – Nuno Pedro – Vetlima
1.º Vogal – José Maria Caballero – Vetoquinol
2.º Vogal – Carlos Melo Cabral – Bbraun