O Hospital Veterinário do Oeste tem, desde o início deste mês, um novo serviço de imagiologia, contando agora com serviço de Tomografia Axial Computorizada (TAC). De acordo com a unidade clínica, trata-se do “primeiro TAC ao serviço da Medicina Veterinária na região oeste do país”.
Numa nota enviada às redações, o Hospital Veterinário do Oeste explica que “pretendemos desta forma melhorar a qualidade do serviço de imagiologia no nosso Hospital Veterinário, disponibilizando um método complementar de diagnóstico mais sensível e cada vez mais fundamental para um serviço de referência na região. Temos sempre como objetivo principal e como missão a excelência na prática da Medicina Veterinária.”
Para além da aquisição das imagens em alta definição e das reconstruções em 3D, este novo serviço incorpora três softwares adicionais que permitem fazer estudos pormenorizados, como o VRT (Volume Rendering 3D, o qual permite a realização de TACs em animais com implantes metálicos), o CareVision (preparado para a realização de biópsias TAC-guiadas), o NeuroPCT e o BodyPCT (para estudos de perfusão corporal e cerebral).
“Acreditamos que a aquisição de um aparelho de Tomografia Axial Computorizada contribui decisivamente para a melhoria dos cuidados de saúde e de diagnóstico ao serviço dos nossos animais de companhia”, acrescenta o Hospital Veterinário do Oeste.
No âmbito do lançamento deste novo serviço, o Hospital Veterinário do Oeste realiza no próximo dia 26 de novembro um Workshop de TAC (Indicações e sua importância a nível diagnóstico em Medicina Veterinária) destinado a médicos veterinários. A formação estará a cargo de Vicente Cervera Castellanos, diplomado pelos Colégios Europeu e Americano em Imagiologia Veterinária.