De acordo com as últimas atualizações do Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal (APHIS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos da América (EUA), foram registadas 36 novas deteções do vírus da gripe aviária H5N1 em ratos-domésticos, todas no estado americano do Novo México, bem como quatro novos registos do vírus em gatos domésticos.
A 4 de junho, a APHIS tinha já dado conta de 11 infeções por H5N1 em ratos-domésticos, no Novo México, relatando agora mais 36 e elevando o número total de infeções para 47.
Em notificação à Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH), as autoridades americanas indicaram que os ratos-domésticos foram recolhidos num local onde a gripe aviária de alta patogenicidade havia já sido detetada em aves.
Já relativamente à deteção dos vírus nos gatos infetados, um dos casos foi detetado no estado americano de Oklahoma, tornando-se assim o primeiro caso de deteção deste vírus num mamífero nesta região.
As outras três deteções de H5N1 em gatos domésticos, ocorreram maioritariamente em regiões já infetadas pelo vírus através de rebanhos ou aves.