O grupo Request consiste numa equipa multinacional e multidisciplinar de peritos que emite pareceres acerca da utilização adequada de antibióticos do grupo das fluoroquinolonas, no sentido de evitar o desenvolvimento de toxicidade na retina, que pode ocorrer esporadicamente em tratamentos.
Na sequência de encontros anteriores em Lyon (França) e em Viena (Áustria), o grupo alcançou, nesta terceira reunião o ano passado, uma etapa neste projecto em curso na qual podem dar uma orientação específica de uso de fluoroquinolonas no tratamento de três situações clínicas importantes em cães, que são as doenças bacterianas do tracto respiratório superior, infecções do tracto urinário inferior e pioderma.
Vão ser elaborados artigos científicos com os pareceres do encontro, os quais serão submetidos a publicações especializadas a nível europeu. Em fases posteriores do projecto, o grupo vai destacar prioridades para futuras e investir a sua influência para incentivar estudos colaborativos envolvendo a indústria farmacêutica, os médicos veterinários, as faculdades e outras instituições de investigação, que irão validar e redefinir as recomendações actuais.
A análise Request inclui dados farmacocinéticos e farmacodinâmicos para avaliar a dose necessária de fármaco no tecido-alvo. Tem também em conta a informação sobre a eficácia do princípio activo contra toda uma série de bactérias susceptíveis de serem encontradas numa infecção autêntica.
A iniciativa Request é apoiada pela Vétoquinol, fornecedor de medicamentos à base de fluoroquinolona para a comunidade veterinária, com representação em 23 países.