“As nomeações surgem quando vários diplomados se juntam para apoiar um candidato. No entanto, apenas um dos diplomados poderá nomear (no meu caso a nomeação foi feita pela Drª. Sarah Heath). Assim, depois de ter sido abordado por vários colegas, decidi aceitar a nomeação e entrar na ‘corrida’ pelo cargo”, explicou à VETERINÁRIA ATUAL Gonçalo da Graça Pereira.
Questionado sobre o que representa para a nomeação, o médico veterinário destaca “o reconhecimento internacional do meu trabalho, empenho, dedicação e profissionalismo. A maioria acreditou e confiou na minha pessoa desde o momento da nomeação. Esta atitude manteve-se até ao sufrágio, em que venci. Esta vitória portuguesa significa levar o nosso grande nome, uma vez mais, pelo mundo. Significa também a oportunidade de aplicar, como em tudo o que faço, um grande objetivo: unir as pessoas para conseguirmos elevar a profissão e, neste caso, a especialidade (Bem-estar e Medicina Comportamental)”.
Para o novo vice-presidente, “o ECAWBM está em grande desenvolvimento e precisa de demonstrá-lo perante o EBVS (European Board of Veterinary Specialisation). A especialidade de Bem-estar Animal, Ética e Legislação é muito recente e temos um caminho árduo pela frente. No entanto, com a ajuda de toda a Direção, irei aprender muito nos próximos três anos de mandato, para que depois possa aceitar a Presidência. Vão ser tempos de mudança e, quando esta ocorre, haverão sempre ‘velhos do Restelo’ a tentar evitá-la”.