Animais de Companhia

Funchal quer aumentar adoções de animais no Canil Municipal

Funchal quer aumentar adoções de animais no Canil Municipal

A Câmara Municipal do Funchal deu início esta terça-feira (30 de julho) à sua primeira campanha municipal contra o abandono animal, sob o mote ‘Seja diferente, diga NÃO ao abandono’.

Durante um mês, a autarquia vai realizar mais de uma dezena de ações “com vista a sensibilizar toda a população para a mudança de comportamentos relativamente a este flagelo no campo da causa animal que é, infelizmente, recorrente a cada ano”, explicou a vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal, Idalina Perestrelo, citada pelo Diário de Notícias da Madeira.

Uma das ações da campanha foi uma feira de adoção para animais promovida pelo Canil Municipal da Vasco Gil e que se realizou esta quarta-feira (31 de julho). De acordo com Idalina Perestrelo, trata-se de “um exercício de sensibilização promovido pelos técnicos do Departamento de Ambiente, mas com o intuito de aumentar as adoções de animais no Canil e Gatil da Vasco Gil”.

“Em 2019 já foram adotados mais de 200 animais no Canil Municipal, mas queremos que ações como esta contribuam para fazer crescer estes números, porque as recolhas de animais continuam a ser bastante superiores às adoções. Uma das formas de combater o abandono é justamente promover a adoção responsável, sensibilizando a nossa comunidade para os direitos dos animais e os deveres a que estão sujeitos todos os seus portadores. Esta é também uma aposta na consciencialização para as gerações mais novas, porque os jovens são agentes de mudança e a sua influência é muitas vezes determinante para transformar comportamentos”, disse ainda a vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal.