Médicos Veterinários

Europa publica relatório sobre suspeitas de efeitos secundários em medicamentos veterinários

Europa publica relatório sobre suspeitas de efeitos secundários em medicamentos veterinário

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) publicou, pela primeira vez, relatórios sobre suspeitas de efeitos secundários de medicamentos veterinários autorizados na União Europeia (UE).

Os relatórios foram publicados no site www.adrreports.eu e têm origem na Eudravigilance Veterinary (EVVet), uma base de dados para processamento de relatórios de fármaco-vigilância, que é utilizada pelos reguladores como ferramenta para monitorizarem os benefícios e riscos dos medicamentos veterinários depois de estes serem autorizados.

Os efeitos secundários que são observados por veterinários, ou pelos detentores de animais de estimação, são enviados eletronicamente à EVVet, que recolhe os relatórios de suspeitas de efeitos secundários graves, na UE e fora da UE, das autoridades nacionais competentes ou dos titulares das autorizações de colocação no mercado.

Os dados publicados no site fazem referência a, aproximadamente, 250 medicamentos veterinários autorizados e respetivos efeitos secundários suspeitos, que foram observados após a utilização de determinado medicamento, mas que não estão forçosamente relacionados com ou causados pelo medicamento.

“A disponibilização desta informação ao público permite que os interessados da EMA, incluindo o público em geral, acedam a dados importantes utilizados pelas autoridades reguladoras europeias para rever a segurança de um medicamento veterinário ou de uma substância ativa”, diz a Agência, citada pela publicação Animal’s Health.

Os relatórios de efeitos secundários publicados no site podem ser pesquisados através do nome do produto ou pela pesquisa da substância ativa. Além disto, também é possível realizar a pesquisa por categoria, como espécies, raças e origem geográfica, ou consultar uma lista detalhada de casos individuais relatados para substância.