A Penn Foster College, dos EUA, aderiu recentemente à iniciativa da National Association of Veterinary Technicians (NAVTA) para elevar o estatuto da profissão de ‘técnico de veterinária’ para o estatuto de ‘enfermeiro veterinário’.
James Hurrell, Diretor da Veterinary Academy da Penn Foster College, acredita que a mudança “irá trazer uma maior compreensão e respeito para as pessoas que assistem os médicos veterinários nos cuidados prestados aos animais”.
“Esta mudança tem vindo a ser falada, quer por questões práticas dentro do campo da medicina veterinária, como por questões de reconhecimento profissional”, defende James Hurrel.
De acordo com o profissional, o título de técnico veterinário é difícil de explicar ao público em geral. Nos EUA, o termo ‘técnico de veterinária’ é usado para os profissionais que são formados dentro das próprias clínicas, e mesmo que não tenham frequentado um plano de formação acreditado e realizado o exame nacional para se tornarem um Técnico de Veterinária Registado.
Contudo, apesar da mudança de estatuto, o termo de enfermeiro veterinário só poderá ser usado por aqueles que tenham frequentado formação acreditada e que tenham passado pelo exame nacional exigido nos EUA.