Dados recentes da GfK em relação aos EUA mostram também que as guloseimas continuam a ser um dos grandes motores deste mercado: as vendas de guloseimas para cães cresceram 10,3% em 2013, enquanto as guloseimas para gatos registaram um aumento de 7,9%.
Além disso, as categorias que mais se têm destacado em termos de desempenho têm sido os alimentos naturais com um acréscimo de 11,7% em 2013, de ingredientes limitados com um aumento de 26,6%, de alimentos liofilizados com um crescimento de mais de 50% e de produtos congelados com uma subida de 16,6%.
Em compensação, venda de alimentos secos para cães nos híper e supermercados caíram 1,4%, o que pode ser compensado pelas taxas de crescimento de alimentos congelados (27,3%), biscoitos/bebidas para cães (4,5%) e biscoitos/bebidas para gatos (8,3%).
Apesar das previsões de crescimento no setor, a Packaged Facts refere que é preciso estar alerta: “a maior ameaça, na nossa opinião, é a erosão da distinção entre marcas de valor, comuns, premium e superpremium. Os produtos premium com preços mais moderados continuam a infiltrar-se no mercado de alimentos para pet, dando aos proprietários de todos os níveis de rendimentos mais opções de preço em produtos que são cada vez mais parecidos.”
Outra preocupação está relacionada com o ritmo de crescimento da população de animais de estimação. “Ao ritmo atual, o crescimento da população de animais de companhia não é suficiente para direcionar maiores níveis de crescimento de mercado, refere David Sprinkle, diretor de pesquisa do Packaged Facts. Até 2013, 56,5% de todas as famílias nos EUA tinham algum tipo de animal de estimação.