Quantcast
câmara lenta

Estudo diz que animais pequenos veem mundo em câmara lenta

Estudo diz que animais pequenos veem mundo em câmara lenta

De acordo com um estudo agora divulgado, os animais pequenos veem o mundo em câmara lenta.

O estudo, divulgado pela Animal Behaviour, diz ainda que insetos e pássaros pequenos, por exemplo, podem ver mais informações num segundo do que um animal como o elefante.

“A habilidade para perceber o tempo em escalas muito pequenas pode ser a diferença entre a vida e a morte para organismos que se movem rapidamente como predadores e as suas presas”, refere o principal autor do estudo, Kevin Healy, do Trinity College Dublin, na Irlanda.

 

Em animais grandes foi detetado o efeito contrário, estes podem não conseguir ver coisas que os animais pequenos conseguem percecionar rapidamente.

Os investigadores analisaram a variação da perceção do tempo em vários animais com uma técnica chamada perimetria flicker para medir a frequência de fusão crítica, ou seja, a velocidade com a qual o olho consegue processar a luz.

 

Ao transformar estes dados num gráfico, os cientistas descobriram um padrão que mostrava uma forte relação entre o tamanho do corpo e a rapidez com a qual o olho consegue responder a mudanças na informação visual como, por exemplo, uma luz que pisca.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?