Mariana Marrana, estudante do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS), foi uma das vencedoras da ‘OIE/IVSA Student Competition 2015’, um concurso internacional promovido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e pela Associação Internacional de Estudantes de Veterinária (IVSA).
Sob o mote “OIE Animal welfare standards in my country”, a competição tinha como objetivo dar a oportunidade a estudantes de Medicina Veterinária de reforçar os seus conhecimentos na área do bem-estar animal, nomeadamente no que diz respeito ao papel das normativas intergovernamentais da OIE. Assim, os participantes tiveram que submeter um ensaio que descrevesse e ilustrasse com fotografias ou vídeos a implementação de uma norma da OIE no seu país.
O trabalho da estudante nacional focou-se na norma “Welfare aspects of stunning and killing of farmed fish for human consumption”, relacionada com os peixes de aquacultura.
“Decidi investigar mais aprofundadamente a aplicação de normas de bem-estar animal em peixes de aquacultura, dado ser um tópico ainda pouco desenvolvido”, refere a estudante, citada pelo website da Universidade do Porto.
Segundo o júri da competição, “neste trabalho Mariana conseguiu analisar diferentes sistemas de produção em aquacultura, comparando os respetivos procedimentos, no sentido de assegurar o bem-estar dos peixes cultivados”.
Conheça os trabalhos vencedores.
Nota: Fotografia retirada do website da Universidade do Porto