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Formação

Inteligência Relacional em destaque no VI Encontro de Formação Gratuita OMV

inteligência emocional

Raiva, culpa, tristeza, medo, ressentimento, vitimização, stresse, ansiedade. Todos nós já sentimos na pele pelo menos um destes sentimentos, e os veterinários não são exceção. O problema surge quando não conseguimos lidar com eles, ou quando afetam o nosso dia-a-dia. Sabe como desenvolver relações de confiança e respeito? Ou detetar quando a relação com os outros está fragilizada? E como isso afeta a relação com os colegas, superiores e clientes? Descubra as respostas na palestra sobre Inteligência Relacional, com Anabela Chastre, no dia 13 de dezembro.

Este ano, os participantes do VI Encontro de Formação Gratuita OMV vão ter a oportunidade de passar a manhã do dia 13 de dezembro com Anabela Chastre a discutir a importância da Inteligência Relacional no dia-a-dia de um CAMV. A formadora, conhecida de alguns médicos veterinários pela sua participação no Vetbizz, vai abordar a importância de desenvolver relações de confiança e respeito, que passam por ouvir, entender e ver o outro. Como desenvolver uma atitude sem prejuízo e como analisar as relações com os colegas, superiores e com os próprios clientes.

A parte da manhã inclui ainda uma abordagem às estratégias de conhecimento, avaliação e desenvolvimento do autoconhecimento, de forma a prever eventuais conflitos e a conseguir resolvê-los logo de início.

Como gerir a relação com os outros?

Para Anabela Chastre, a Inteligência Relacional “é a capacidade de gerir as relações interpessoais de forma a construir relações fortes e de confiança”. E o que isso tem a ver com os médicos veterinários, pensa o leitor?

“É interessante para os veterinários pois quem possui esta competência sabe influenciar os outros positivamente a colaborar a níveis mais elevados. Mesmo em contexto de clínica é importante saber gerir essas relações e a relação com os pacientes, principalmente porque os donos dos animais são pessoas que estão frágeis emocionalmente e é necessário ter uma abordagem que tenha em conta essas emoções”.

Esta é a oportunidade ideal para perguntar como pode reagir perante clientes mais complicados ou o que fazer para gerir uma situação de stresse no consultório. “Vamos apelar aos casos práticos que tenham acontecido aos participantes e vamos ver como os podemos gerir da melhor forma”.

Para Anabela Chastre, o segredo passa por “saber conhecer as nossas próprias emoções, para podermos atuar sobre elas. Por exemplo, se sentir que tenho uma determinada reação, que é constante, quando me dizem algo, então já sei qual vai ser a reação que vou ter e posso gerir da melhor forma. Tenho de saber o que vou fazer quando isso acontecer. Este autoconhecimento pode ajudar a lidar com as situações da melhor forma possível”.

Os conflitos com clientes ou colegas de trabalho também vão ser abordados na parte final da palestra, com destaque para a importância da gestão das relações com os outros em caso de conflito ou desacordo. Como combater ações desestabilizadoras, como resistir às influências negativas de colegas de trabalho ou de pacientes e como conseguir exprimir o seu ponto de vista da forma mais adequada são alguns aspetos que vão merecer a atenção de Anabela Chastre.

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