Raiva, culpa, tristeza, medo, ressentimento, vitimização, stresse, ansiedade. Todos nós já sentimos na pele pelo menos um destes sentimentos, e os veterinários não são exceção. O problema surge quando não conseguimos lidar com eles, ou quando afetam o nosso dia-a-dia. Sabe como desenvolver relações de confiança e respeito? Ou detetar quando a relação com os outros está fragilizada? E como isso afeta a relação com os colegas, superiores e clientes? Descubra as respostas na palestra sobre Inteligência Relacional, com Anabela Chastre, no dia 13 de dezembro.
Este ano, os participantes do VI Encontro de Formação Gratuita OMV vão ter a oportunidade de passar a manhã do dia 13 de dezembro com Anabela Chastre a discutir a importância da Inteligência Relacional no dia-a-dia de um CAMV. A formadora, conhecida de alguns médicos veterinários pela sua participação no Vetbizz, vai abordar a importância de desenvolver relações de confiança e respeito, que passam por ouvir, entender e ver o outro. Como desenvolver uma atitude sem prejuízo e como analisar as relações com os colegas, superiores e com os próprios clientes.
A parte da manhã inclui ainda uma abordagem às estratégias de conhecimento, avaliação e desenvolvimento do autoconhecimento, de forma a prever eventuais conflitos e a conseguir resolvê-los logo de início.
Como gerir a relação com os outros?
Para Anabela Chastre, a Inteligência Relacional “é a capacidade de gerir as relações interpessoais de forma a construir relações fortes e de confiança”. E o que isso tem a ver com os médicos veterinários, pensa o leitor?
“É interessante para os veterinários pois quem possui esta competência sabe influenciar os outros positivamente a colaborar a níveis mais elevados. Mesmo em contexto de clínica é importante saber gerir essas relações e a relação com os pacientes, principalmente porque os donos dos animais são pessoas que estão frágeis emocionalmente e é necessário ter uma abordagem que tenha em conta essas emoções”.
Esta é a oportunidade ideal para perguntar como pode reagir perante clientes mais complicados ou o que fazer para gerir uma situação de stresse no consultório. “Vamos apelar aos casos práticos que tenham acontecido aos participantes e vamos ver como os podemos gerir da melhor forma”.
Para Anabela Chastre, o segredo passa por “saber conhecer as nossas próprias emoções, para podermos atuar sobre elas. Por exemplo, se sentir que tenho uma determinada reação, que é constante, quando me dizem algo, então já sei qual vai ser a reação que vou ter e posso gerir da melhor forma. Tenho de saber o que vou fazer quando isso acontecer. Este autoconhecimento pode ajudar a lidar com as situações da melhor forma possível”.
Os conflitos com clientes ou colegas de trabalho também vão ser abordados na parte final da palestra, com destaque para a importância da gestão das relações com os outros em caso de conflito ou desacordo. Como combater ações desestabilizadoras, como resistir às influências negativas de colegas de trabalho ou de pacientes e como conseguir exprimir o seu ponto de vista da forma mais adequada são alguns aspetos que vão merecer a atenção de Anabela Chastre.