A Associação de Caçadores de Aragão afirmou recentemente que “a vacina anual da raiva realiza-se unicamente como benefício da economia dos veterinários e do colégio de veterinários de Zaragoza”. Em causa está uma normativa que torna obrigatória a vacinação contra a raiva de cães da região de Aragão de dois em dois anos já a partir de janeiro.
Em Espanha, a obrigatoriedade da vacina contra a raiva varia de região para região, existindo inclusive algumas regiões autónomas em que a vacina não é obrigatória. O Colégio de Veterinários de Zaragoza já se insurgiu contra as acusações e refere que defenderá “a vacinação dos nossos animais com caráter anual como a única forma de controlo da zoonose raiva na nossa comunidade autónoma”.
Além disso, o Colégio de Veterinários de Zaragoza acrescenta que “não vamos consentir que a Associação de Caçadores de Aragão ponha em causa a competência e profissionalismo dos veterinários, com frases mal-intencionadas”.
“Atualmente é obrigatório vacinar contra a raiva na região de Aragão de forma anual todos os cães”, termina a organização.