O Grupo Dômes assinou uma parceria exclusiva com a empresa de biotecnologia EquiCord para distribuir o que ambas as empresas esperam ser o primeiro medicamento com células estaminais para o tratamento da osteoartrite canina.
Segundo explicado em comunicado, a terapêutica será acessível graças ao DogStem, uma solução injetável cuja autorização de introdução no mercado (AIM) se encontra atualmente na fase final de registo na Europa e no Reino Unido.
“Estamos extremamente orgulhosos por termos sido escolhidos pela EquiCord para trazer esta inovação terapêutica para o mercado europeu. É uma grande alegria e uma honra sermos os primeiros a oferecer aos médicos veterinários uma solução terapêutica inovadora que anteriormente era utilizada de forma limitada devido à complexidade e ao custo do processo”, nota a CEO do Grupo Dômes Pharma, Anne Moulin.
Como explicado, a injeção de células estaminais já é utilizada por médicos veterinários para tratar a osteoartrite canina, mas a partir de células estaminais do próprio animal alvo do tratamento. “O que o DogStem fornece é um medicamento pronto a usar que permitirá a todos os médicos veterinários oferecer esta terapia aos seus pacientes”, uma vez que permite utilizar células de um dador, indicam as empresas.
Esta é a primeira colaboração entre o Grupo Dômes e a EquiCord que deverá conduzir a outros mercados e outros produtos nos próximos anos, como o mercado da América do Norte.