Quantcast
 

DGV implementa regras temporárias para alimentação animal

DGV implementa regras temporárias para alimentação animal

A Direção Geral de Veterinária (DGV) aprovou um conjunto de medidas de derrogação das normas técnicas da produção animal em modo de Produção Integrada (PRODI), com o objetivo de combater os efeitos da seca na agricultura.

Nuno Vieira e Brito aprovou o despacho n.º 9/G/2012 que estabelece, até 31 de dezembro de 2012, a derrogação de disposições alimentares relativas aos animais, “desde que seja salvaguardada uma dieta adequada ao estado fisiológico dos mesmos e que pelo menos 10% da alimentação inclua alimentos fibrosos”, lê-se no documento.

Assim, os produtores deixam de estar obrigados a terem de usar no mínimo 50% de alimentos (em matéria seca) proveniente da própria unidade de produção; percentagem mínima de alimentos em Produção Integrada, estabelecida em 55% no primeiro ano, 65% no segundo e 75% no terceiro e seguintes. No caso dos ruminantes, foi determinada uma alimentação assente essencialmente no pastoreio direto, complementado com forragens da própria unidade de produção.

 

Os produtores interessados podem, mediante a apresentação de um requerimento nos Serviços Veterinários Regionais, beneficiar destas medidas relativas à alimentação dos animais.

Mais informações aqui.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?