Quantcast
 

DGAV prepara novo Código do Animal de Companhia

DGAV prepara novo Código do Animal de Companhia

A Direção Geral de Alimentação e Veterinária está a preparar o novo Código do Animal de Companhia, com algumas alterações face à legislação atualmente em vigor. O anúncio foi feito por Albertina Vasconcelos, da Divisão de Bem-Estar da DGAV, durante a mesa redonda ‘Programa Nacional de Prevenção da Dentada Canina’, incluída no II Congresso da PsiAnimal. O evento decorreu no passado fim de semana na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa, e juntou vários especialistas sobre comportamento animal, com destaque para a médica veterinária Tiny De Keuster.

Além de Albertina Vasconcelos, a mesa redonda contou com as presenças de José Henrique Duarte Correia, presidente da APMVEAC, Clara Alves Pereira, pediatra do Centro Hospitalar Tamega e Sousa, Margarida Espanha, cirurgiã pediatra do Hospital Dona Estefânia, Paulo Sargento Santos, Psicólogo especialista em desenvolvimento infantil e Gonçalo da Graça Pereira, presidente da PsiAnimal.

Dos vários temas em debate, Margarida Espanha apresentou dados estatísticos do Hospital Dona Estefânia – 2000 a 2008 – relacionados com acidentes que envolveram crianças atacadas por animais. A maior parte dos 360 casos registaram-se com mordeduras de cães, sendo ainda de salientar acidentes provocados por cavalos, centopeias, ouriços e cobras.

 

Todos os presentes sublinharam a importância da prevenção para evitar os acidentes com cães e referiram que os benefícios de ter um animal de companhia são superiores aos malefícios. É por isso que um dos objetivos futuros da PsiAnimal passa pelo desenvolvimento de um Programa Nacional de Prevenção da Dentada Canina, em conjunto com veterinários, pediatras, psicólogos e professores.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?