Quantcast
dinossauro

Descoberto na Lourinhã o maior dinossauro do Jurássico

Descobertos embriões de dinossauros com mais de 190 milhões de anos

Foi descoberta na Lourinhã uma nova espécie de dinossauro que, de acordo com os paleontólogos, pertence ao maior predador terrestre da Europa e ao maior dinossauro carnívoro do Jurássico.

Christophe Hendrickx e Octávio Mateus, cientistas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do Museu da Lourinhã que descobriram o fóssil, revelaram que se trata de um Torvosaurus gurneyi, animal que estava no topo da cadeia alimentar na Península Ibérica há 150 milhões de anos.

Segundo os investigadores, o dinossauro pertence aos terópodes, um grupo de dinossauros bípedes que deram origem às aves, e estima-se que pudesse atingir dez metros de comprimento e pesar entre quatro a cinco toneladas.

 

“Com um crânio de 115 centímetros, o Torvosaurus gurneyi foi, em todo o caso, o maior carnívoro terrestre nesta época, o Jurássico, e um predador ativo que caçava outros grandes dinossauros, como evidenciam os dentes lameliformes que chegam a medir dez centímetros”, referem os investigadores.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?