O novo desparasitante da Pfizer apresenta um intervalo de segurança de seis dias para o leite e 14 dias para carne e vísceras. O médico veterinário pode, assim, conjugar duas vertentes do tratamento: “eficácia clínica e rentabilidade económica na exploração”, refere a Pfizer em comunicado.
O Cydectin Pour On contém na sua composição a molécula moxidectina, uma lactona mocrocíclica de segunda geração do grupo milbemicinas que reduz o impacto no ecossistema das pastagens, comparativamente com as avermectinas, uma vez que é menos tóxica para os escaravelhos coprófilos que têm um papel determinante na drenagem e irrigação do solo, bem como na reciclagem de matéria orgânica.
As vacas de leite podem ser tratadas com Cydectin Pour On na fase de preparação para o parto, permanecendo protegidas contra os nemátodos gastrointestinais (adultos e imaturos) e nemátodos do trato respiratório durante mais tempo após a administração. O tratamento durante o período de transição beneficia assim o novo ciclo produtivo, ao manter o controlo das infeções parasitárias durante o início da lactação.