Quantcast
Evento

Congresso Montenegro inova com sala para socorristas e bombeiros

formação em reabilitação canina

É a grande novidade deste ano do Congresso Montenegro. Com capacidade para 100 pessoas, esta sala destina-se a bombeiros, socorristas e público em geral, com especial interesse em aprender a lidar com situações de emergência e socorro em animais de companhia e selvagens. A participação é gratuita para bombeiros com acreditação profissional em dia, e para os restantes interessados terá um valor de inscrição de 95 euros.

Joana Moreira, médica veterinária na Campifarma, é responsável por esta sala e diz-nos que a mesma consistirá numa “formação de primeiros socorros a animais, onde se pretendem transmitir conhecimentos sobre como atuar numa primeira abordagem e esclarecer dúvidas sobre situações de emergência. A sala é uma das novidades deste ano e surgiu no seguimento de alguns contactos por parte de bombeiros para o hospital em situações envolvendo animais, no sentido de tentarmos ajudá-los no terreno. Percebemos que existe um grande interesse por parte destes profissionais nesta área”.

 

Esta é uma sala que pretende trazer inovação ao Congresso Montenegro, e em simultâneo envolver público não veterinário, mas com interesse no tema, apostando na partilha de conhecimentos e diferentes experiências.

“O programa desta sala está bastante abrangente e conta com um leque de oradores experientes e com muito conhecimento para partilhar. Será uma formação interessante com mais-valias no dia-a-dia de bombeiros e socorristas. Gostaria de convidar todos os interessados em primeiros socorros a animais a consultar o programa e métodos de inscrição no site www.congressohvm.com”, afirma Joana Moreira.

 

Luís Montenegro não esconde o entusiasmo por esta novidade. “Os bombeiros já estão sensibilizados, de alguma forma, para socorrer os animais, mas falta-lhes alguma formação, até para que os mesmos cheguem em condições de poderem ser tratados por nós, médicos veterinários. Espero ver esta sala cheia de bombeiros e que desta ação saiam pessoas mais formadas para poder socorrer melhor os nossos animais. Sinto grande orgulho nesta iniciativa”, partilha.

No final do Congresso, o objetivo será o de oferecer “20% do valor total das inscrições para comprar equipamento de segurança para as corporações que a Associação Nacional de Bombeiros indique serem necessárias”. Está encontrada a causa solidária da edição deste ano.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?