O Congresso Internacional Veterinário Montenegro vai apresentar um novo espaço nesta edição: a sala One Health. Esta sala será uma área dedicada ao pensamento integrado da saúde animal e humana e vai funcionar nos dias 21 e 22 de fevereiro, abordando temáticas como “a tuberculose no Homem e nos animais, a ‘Bovinicultura Leiteira’ no contexto ‘One Health’ e a perspetiva norte-americana da ‘One Health’”, afirma Luís Montenegro, médico veterinário e presidente do congresso.
“Não podemos ignorar que, numa sociedade em que os animais de estimação ganham cada vez mais espaço nas nossas casas, qualquer doença que afete o homem pode ter consequências para a saúde dos animais e, claro, vice-versa”, salienta Luís Montenegro, que considera fundamental pensar a saúde animal e humana de forma integrada.
A resistência a antibióticos e o papel dos animais selvagens como reservatórios também será um tema a abordar no novo espaço.
Luís Montenegro frisa que, tal como sucede com o Homem, “o antibiótico tem sido excessivamente usado no tratamento de doenças animais, contribuindo para um aumento dos mecanismos de resistência bacteriana aos antimicrobianos”.
O médico veterinário adianta que está amplamente documentado, na saúde humana, que o aumento das resistências a antibióticos está a dificultar o tratamento de algumas doenças e, por isso, este é um dos pontos que estará em análise no congresso.
Para esta edição de 2020, estão confirmados vários oradores, entre os quais Massimo Petazzoni, Roberto Bussadori, Alexis Santana, Diego Casas, Jorge Leite, Rodolfo Leal, Rui Mota, Ronaldo Casimiro da Costa, Cristobal Frias, Paulo Borges.
Na 16.ª edição, a organização aposta na premissa da Inovação & Desenvolvimento. “Será uma excelente oportunidade para poder introduzir no mercado ferramentas inovadoras que a nossa classe tanto privilegia”, disse o presidente do evento.