“Costumamos fazer inquéritos aos colegas, que elegeram como temas prioritários a neurologia, a oncologia e a cirurgia”, enfatizou Jorge Cid, presidente da APMVEAC, à Veterinária Atual, explicando que “tentamos abordar temas diferentes em todas as edições e, neste sentido, este ano foi ainda abordado o tema das análises clínicas, que é uma área emergente, pois uma grande percentagem de centros de atendimento médico veterinários já possui este serviço”.
Um dos objetivos do congresso, de acordo com Jorge Cid, foi o de “proporcionar a oportunidade aos colegas de estar em contacto com os grandes nomes da medicina veterinária do mundo”. Deste modo, um dos oradores presentes foi Bjorn Meij, professor associado da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Utrecht e presidente da divisão de Cirurgia de Pequenos Animais desta faculdade desde 2014.
Para o especialista, a dor lombo-sagrada é uma realidade, sendo que “é uma razão comum para eutanasiar cães com menos de dez anos”, assim como é um “problema comum em cães de trabalho”. Segundo o médico veterinário, “um em cada seis cães polícia reforma-se mais cedo devido à dor lombo-sagrada”.