Quantcast
 

Concentrações de péptidos natriuréticos variam consoante raça dos cães

Criado banco de ADN de cães para combater dejetos nas ruas

Um estudo recentemente publicado revela que as concentrações de péptidos natriuréticos variam consoante a raça dos cães. A investigação sugere que a medição da concentração plasmática dos péptidos natriuréticos pode ser importante no diagnóstico de doenças cardíacas em cães.

O estudo analisou 535 cães de nove raças diferentes, sem doenças cardiovasculares ou outras relacionadas. As concentrações no plasma de ProANP 31-67 e NT-proBNP, os péptidos natriuréticos analisados, mediram-se com testes disponíveis comercialmente.

Verificaram-se diferenças significativas ao nível das concentrações de péptidos natriuréticos consoante as raças dos cães e as comparações por pares entre raças mostraram diferenças de quase 50% nas comparações para as concentrações de proANP 31-67 e de NT-proBNP.

 

Entre as raças analisadas, Labrador Retriever e Terranova foram as que tiveram as concentrações médias mais altas de NT-proBNP, com concentrações três vezes mais altas que as restantes raças analisadas. Os pastores alemães e os Cavalier King Charles Spaniel, por sua vez, foram as raças com as concentrações mais altas de proANP 31-67, o dobro da concentração dos cães da raça Doberman Pinscher.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?