O objetivo foi “destacar os diversos papéis que os veterinários atuais desempenham nas nossas vidas”, explicou a CE em comunicado. “De facto, é em grande parte devido aos esforços dos nossos veterinários que temos conseguido construir ao longo dos anos um sistema de Segurança Alimentar sólido, confiável e eficiente na União Europeia. É, em grande parte, devido a eles que a nossa alimentação na União Europeia é segura”, refere ainda.
Numa altura em que se vive uma crise alimentar com a proliferação de dioxinas na Alemanha, a CE lembrou também o papel “fundamental” dos veterinários para a gestão deste tipo de crises, afirmando que aquela situação está “sob controlo”, mas que não arredará pé, reforçando para isso os esforços de contenção da crise de dioxinas com o envio de novos especialistas pertencentes ao Food and Veterinary Office (FVO).
Paralelamente a CE irá promover um concurso de fotografia no âmbito das comemorações do Ano Internacional do Veterinário 2011. Recorde-se que a IGW decorreu durante a última semana janeiro e terminou dia 30.