A sexta edição do Congresso da Sociedade Portuguesa de Cardiologia Veterinária (SPCAV) realiza-se nos dias 29 e 30 de abril em Coimbra, no Hotel Tryp Coimbra, e este ano vai ser dedicada ‘Cardiologia Felina’.
De acordo com a organização, ao longo dos dois dias serão abordados temas como:
- Exame clínico em cardiologia felina: Mitos e factos;
- Diagnóstico por Imagem I – Radiologia e ecocardiografia básica;
- Arritmias felinas – Diagnóstico e tratamento;
- Cardiomiopatia hipertrófica;
- Emergências cardiovasculares em gatos;
- Síncope em gatos: fisiologia e causas frequentes;
- Doenças cardíacas congénitas em gatos;
- Abordagem terapêutica nas cardiomiopatias felinas;
- Síndrome cardio-renal felino;
- Anestesia do paciente cardiopata;
- Doenças endócrinas que afetam o coração.
Entre os oradores que vão marcar presença na edição deste ano destaque para Etienne Côté, Joel Silva, Brigite Pedro, João Neves, Pedro Olivério Pinto e Rodolfo Leal.
Na edição deste ano, e com o objetivo de “incentivar a formação científica no âmbito da Cardiologia Veterinária”, a SPCAV volta a promover o Prémio SPCAV-Vetmedin, para a melhor tese de mestrado nesta área.
O prazo de apresentação da documentação termina a 15 de fevereiro de 2017 e poderão ser apresentadas as Teses de Mestrado defendidas no ano letivo de 2015-2016. O prémio será entregue durante o VI Congresso da SPCAV e terá um valor de 500 euros, oferecendo ainda a possibilidade de apresentar o trabalho durante o evento.
A candidatura deverá ser enviada para o Presidente da SPCAV e o processo de candidatura deverá ser dirigido por correio eletrónico para geral@spcav.pt com cópia pdf a cores da tese, curriculum vitae do candidato, declaração de aceitação dos orientadores da tese e documento que ateste a aprovação e classificação da tese pela Instituição de Ensino Superior Portuguesa responsável.