Quantcast
 

CaniLeish lançada em Portugal

Vacina contra leishmaniose apresentada em maio

Mais de 600 médicos veterinários vão estar reunidos no Centro Cultural de Belém para a apresentação oficial da CaniLeish, a primeira vacina preventiva da leishmaniose canina na União Europeia.

Portugal é o primeiro país a receber a vacina, que vai estar disponível nos consultórios veterinários a partir da última semana de maio. Esta poderá ser administrada a partir dos seis meses de idade, sendo que o ciclo de vacinação completo consiste em três injeções com intervalos de três semanas, proporcionando uma defesa interna prolongada contra os sintomas da infeção. É necessária uma dose de reforço anual para manter a imunidade.

Segundo Laurentina Pedroso, bastonária da OMV, a comercialização da vacina é um passo “muito importante” na proteção da saúde pública, pois esta é uma zoonose e, por isso, pode ser transmitida aos seres humanos. “Uma vacina contra uma doença tão grave como a leishmaniose canina evita tratamentos dispendiosos, o sofrimento do animal, dos seus donos e o risco que estes correm de serem infetados”, declarou à Lusa.

 

A CaniLeish foi desenvolvida pela Bio Veto Test (BVT), em cinjunto com o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IRD) e as equipas de investigação e desenvolvimento do grupo Virbac.

Estima-se que existam cerca de 2,5 milhões de cães infetados, considerando apenas o sudoeste europeu. No nosso país, num universo de 1,5 milhões de cães, estima-se que 100 a 110 mil estejam infetados com a doença que está a propagar-se das principais zonas de risco para o norte da Europa devido às alterações climáticas e ao acréscimo do número de pessoas que viajam com os seus cães.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?