Animais Errantes

Câmara de Lamego cria abrigo para colónias de gatos

Câmara de Lamego cria abrigo para colónias de gatos

A Câmara Municipal de Lamego inaugurou esta terça-feira (28 de maio) um abrigo para colónias de gatos, um projeto-piloto que está integrado na estratégia do município para o controlo de gatos errantes.

De acordo com a publicação regional Jornal do Centro, o vice-presidente do município de Lamego, António Alves da Silva, referiu durante a apresentação do projeto que o objetivo desta estrutura é, por um lado, controlar a população de felídeos na região e, por outro, tornar mais saudável a convivência entre animais e humanos.

Além da criação deste abrigo para colónias de gatos, a autarquia acaba de estabelecer um protocolo com a Associação de Salvamento e Proteção Animal de Lamego (ASPA) para a promoção de campanhas de esterilização de cães e gatos e para a adoção de animais abandonados.

“O documento prevê que esta associação colabore nas ações de captura de animais vadios, de acordo com as normas de boas práticas, e proceda depois à sua esterilização e identificação eletrónica”, explicou ainda o vice-presidente do município, que irá assegurar o pagamento das esterilizações de canídeos e felídeos.