Porto Alegre, no Brasil, vai ganhar um hospital veterinário público , um investimento de 1,4 milhões de euros do milionário Alexandre Grendene. De acordo com o jornal brasileiro Zero Hora, a nova infraestrutura irá contar com cinco salas de cirurgia, sala de quimioterapia, banco de sangue, laboratórios e poderá albergar até 150 animais de companhia em internato e cerca de 120 na sala de triagem.
Envolvidas no projeto estão também a deputada Regina Becker Fortunati e a mulher do milionário brasileiro, Nora Teixeira. Regina Becker Fortunarti está inclusive envolvida na Secretaria Especial dos Direitos Animais e revelou ao jornal brasileiro que o hospital, a inaugurar em breve, tem por missão atender gratuitamente os animais cujos proprietários estejam em situação de vulnerabilidade social e animais de rua que chegam através de recomendação da Secretaria Especial dos Direitos Animais.
O hospital será batizado de ‘Unidade de Saúde Animal Kate’, o nome da cadela do empresário responsável pelo projeto, e a sua gestão será entregue à Câmara Municipal de Porto Alegre e a uma equipa de estudantes de medicina veterinária.
São Paulo
Esta não é a primeira vez que o Brasil assiste ao investimento numa estrutura veterinária pública. Em funcionamento há dois anos, o Hospital Veterinário Público de São Paulo é administrado pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), numa parceria com a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (ANCLIVEPA). São duas as unidades disponíveis no município, uma na zona norte e outra na zona leste da cidade.