Quantcast
Cancro da Próstata

Brasil quer mais consciencialização para cancro da próstata em animais

cão no veterinário

No dia 17 de novembro celebra-se o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro da Próstata, doença que afeta os homens, mas também os animais de estimação. Nesse sentido, o Instituto Qualittas, um centro brasileiro de pós-graduação em medicina veterinária, está a promover o ‘Novembro Pet Azul’, uma iniciativa que pretende consciencializar a população para o cancro da próstata em animais de companhia.

De acordo com o website Saúde Plena, “a campanha servirá para que a sociedade saiba que os cães e os gatos também têm essa predisposição para o cancro. A melhor prevenção continua a ser a castração”, explica o instituto.

De acordo com a organização, os sintomas de cancro da próstata mais comuns nos animais de companhia são sangue e outras secreções na urina, perda de peso, uma postura arqueada e febre. Além disso, alguns animais podem começar a sofrer de infeções urinárias, incontinência e dificuldade em defecar.

O que a campanha pretende esclarecer é que a monitorização deve ser feita de forma regular pelo proprietário do animal, que através do toque pode tentar encontrar nódulos ou aumentos na próstata, ou junto de um médico veterinário.

“Precisamos de consciencializar os proprietários para fazer o exame de rotina. E observar sempre, tanto para o aumento da próstata quanto para o cancro, porque os sinais são iguais”, refere o Instituto Qualittas.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?